Lisa, Lady e Lucky ... da minha amiga Nanci

Lisa, Lady e Lucky ... da minha amiga Nanci

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os animais enxergam cores?


Sim, mas com algumas diferenças. Eles não tem a capacidade de distinguir as cores como os seres humanos.


Farei algumas explicações de modo simples para que você possa entender.


 O olho possui o que chamamos de células cones (células presentes na retina que são responsáveis pela nossa visão em cores) e células bastonetes (células responsáveis pela nossa visão noturna). De um modo geral os cães possuem mais células bastonetes do que cones, portanto a visão de um cão em ambientes de pouca luz ou noturna é melhor do que a dos seres humanos. Além disso os animais possuem o tapetum lucidum no fundo de olho o que permite melhorar a luminosidade do ambiente por assim dizer.


Os cães focalizam objetos próximos com certa dificuldade, pois possuem apenas 1 a 2 dioptrias, já as pessoas possuem cerca de 10 dioptrias, focalizando objetos de perto com maior nitidez do que os animais.


Sobre as cores... as pessoas possuem 3 tipos de células cones: azul, verde e vermelho. Os cães possuem apenas 2 tipos: violácea (corresponde ao azul para humanos) e outra amarelada (corresponde ao vermelho, verde, alaranjado) e não possuem células cones verdes.


Senhores proprietários... seu cão poderá ter dificuldades em encontrar uma bolinha vermelha num gramado verdinho, pois para seus olhos elas representam a mesma cor amarelada!


Fica então minha dica: prefiram brincar com bolinhas azuis !!! Será que você já notou que seu cão tem essa preferência pela cor azul?