Lisa, Lady e Lucky ... da minha amiga Nanci

Lisa, Lady e Lucky ... da minha amiga Nanci

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Respeitável público.... o Circo Garcia...

Fiquei muito triste em saber que o Circo Garcia já não existe mais. Prestes a completar 75 anos de existência, em dezembro de 2002 desceu definitivamente suas lonas e toda sua história, atolado em dívidas. O Circo Garcia, o mais antigo do Brasil foi fundado em Campinas em 1928 por Antolim Garcia (falecido em 1987) e sua esposa Dona Carola Boets ficou a frente da companhia juntamente com seu filho Rolando Garcia. O apogeu aconteceu entre as décadas de 50 e 70, com cerca de 5 lonas e mais de 200 artistas contratados. O Circo Garcia viajou por mais de 72 países sob o nome de Circo Brasil e figurava  entre um dos 4 maiores circos do mundo. 














Já na década de 80 enfrentou crises e a arte circense já encerrava sua concorrência com a televisão, que passou a oferecer diversão para as pessoas sem precisarem sair de casa. Na década de 80 passou a criar e reproduzir chimpanzés. Além da crise financeira diversas leis passaram  a proibir em alguns municípios a presença de animais em picadeiro. E para Garcia, não existe circo sem animais. A última apresentação ocorreu em São Paulo com uma arquibancada para 3500 pessoas quase vazia e o dinheiro arrecadado pela bilheteria não pagou nem os custos do gerador daquela noite.










Alguns dos chimpanzés estão no GAP, um santuário para chimpanzés. Um dos animais, o Serginho vive muito bem lá. Quando conheci o Circo em 2008 pude pegá-lo e colo e presenciar como Dona Carola tratava esses animais como filhos.






Serginho no Gap










eu com Serginho no Circo em 1998


Criticados por muitos ambientalistas acredito que nem todos os circos maltratem seus animais e sem entrar no âmbito de vida livre selvagem (que eu concordo) eu hoje quero apenas deixar registrado muita tristeza pela perda da magia circense. Anos de história não podem ser esquecidos e o governo infelizmente não incentiva este tipo de atração.